O que é o que é? 
• Que quando bem projetada, atua em parceria com os professores e gestores pedagógico?
• Que quando bem equipada, assume o papel de centro vital de formação, informação e aprendizagem?
• Que não se restringe às atividades de leitura, podendo ser utilizada para criar outras formas de aprendizagem entre os alunos?
• Que tem a função de informar, educar, desenvolver a criatividade, disseminar a cultura, fomentar e incentivar à leitura?
• Que, infelizmente são poucas as escolas públicas que podem oferecer uma decente aos seus alunos?

Já dizia nas terras das bruxas e princesas, cavaleiros e guerras, animais falantes e dragões que, a leitura é a fada-madrinha da educação. Sabendo disso, compete às bibliotecárias da corte –ou as das Tabernas, por que não? –despertar em seus alunos –seus aprendizes, seus pupilos, seu protegidos– o hábito da leitura. 
Todos os bons heróis e heroínas já tiveram alguém para prepará-los para ler. É verdade, Rei Arthur contou-me certa vez que sua irmã Morgana foi a responsável por introduzi-lo nesse mundo mágico das bibliotecas. E eu nem preciso falar de Bella, a grande defensora da causa biblioteconômica que abriu a biblioteca do castelo para todas as crianças que frequentam as escolas do Reino... Seria a parceira de dança das louças da corte a pioneira nessa causa tão nobre? É evidente até mesmo para o Burro, o amigo do Shrek, que os educadores têm na biblioteca escolar o grande sustentáculo para a ingressão do mundo do saber.

Mas você já ouviu falar dessa fábula, não é mesmo?!

Era uma vez, muito tempo atrás, uma biblioteca escolar...

Segundo o Manifesto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco, 1994): “A biblioteca escolar proporciona informação e ideias que são fundamentais para o funcionamento com sucesso em nossa sociedade contemporânea com base em informações e conhecimento. Ela proporciona aos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e ajuda a desenvolver a sua imaginação, permitindo-lhes realizar-se na vida como cidadãos responsáveis.”

Com isso, uma de nossas atividades é a mesa-redonda: O bibliotecário escolar no contexto contemporâneo, que irá acontecer no dia 16 de novembro às 09:00 no auditório 1000. Informações em: Mesas redondas